terça-feira, 23 de novembro de 2010

CONSULTA- FGTS SALDO | CAIXA ECONÔMICA FEDERAL

Links Patrocinados:






O FGTS é um direito de todos os trabalhadores, desde que estejam regidos pela Consolidação das Leis Trabalhistas.
Mas também têm direito ao FGTS:
Trabalhadores rurais, temporários, avulsos, safreiros, atletas profissionais.
Ao empregador doméstico é facultado recolher ou não o FGTS.
O FGTS é uma das obrigações do empregador, por isto não pode ser descontado do salário. O depósito do FGTS deve ser feito até o dia 7 de cada mês.

O valor do depósito mensal do FGTS é de 8% do salário pago.
O trabalhador receberá em sua casa o extrato do FGTS a cada 2 meses. Assim ele poderá verificar se os depósitos estão sendo feitos corretamente, pelo empregador.
Para saber o saldo de seu FGTS é muito fácil. É só acesasr o endereço na internet, informar PIS/PASEP e Senha Internet e pronto. A Senha Internet tem quem tem a Senha Cidadão. Se você ainda não tem a sua, procure agora mesmo uma agência da Caixa Econômica Federal.

E para quem ainda não tem o Cartão Cidadão, basta solicitá-lo porém é preciso que você seja cadastrado o PIS/PASEP, no Número de Inscrição Social (NIS) ou então no NIT - Número de Inscrição do Trabalhador.
Seus dados cadastrais bem como o endereço deverão estar atualizados e válidos perante a CEF.
Se você já possui outro cartão para outros programas de transferência de renda, como é o caso do Bolsa Família, seu cartão não será emitido, já que ambos têm a mesma função de consultar e receber os benefícios sociais.

Então, vá a uma agência da Caixa Econômica Federal e solicite o seu Cartão Cidadão.
Ou ainda, pelo telefone 0800 726 0101. Quando receber seu Cartão Cidadão você deverá ir a uma agência da CEF cadastrar sua senha.
O endereço para acessar o saldo de seu FGTS na internet é:
http://www.fgts.gov.br/trabalhador/servicos_online/saldo_fgts.asp

Na tela você terá acesso a todas as contas vinculadas do FGTS para o número de inscrição do PIS/PASEP informado, e visualizará os seguintes dados:
Empregador
Data Admissão
Saldo
Data da última atualização

No Manual de Orientações - Emissão de Extrato e Informações de Contas Vinculadas que está na área de Download, você terá orientações detalhadas sobre a forma e também os critérios para realizar esta consulta.
Se você tiver um celular com tecnologia WAP poderá conferir o saldo de seu FGTS pelo próprio aparelho.
O saldo é acessado informando o PIS/PASEP e a Senha Internet cadastrada por quem tem a Senha cidadão.

Você poderá sacar seu FGTS nas seguintes ocasiões:
Demissão sem justa causa;
Término do contrato por prazo determinado;
Rescisão do contrato por extinção total da empresa; supressão de parte de suas atividades; fechamento de quaisquer de seus estabelecimentos, filiais ou agências; falecimento do empregador individual ou decretação de nulidade do contrato de trabalho - inciso II do art. 37 da Constituição Federal, quando mantido o direito ao salário;
Rescisão do contrato por culpa recíproca ou força maior;
Aposentadoria;

No caso de necessidade pessoal, urgente e grave, decorrente de desastre natural causado por chuvas ou inundações que tenham atingido a área de residência do trabalhador, quando a situação de emergência ou o estado de calamidade pública for assim reconhecido, por meio de portaria do Governo Federal;
Na suspensão do Trabalho Avulso;
Falecimento do trabalhador;
Quando o titular da conta vinculada tiver idade igual ou superior a 70 anos;
Quando o trabalhador ou seu dependente for portador do vírus HIV;
Quando o trabalhador ou seu dependente estiver acometido de neoplasia maligna - câncer;
Quando o trabalhador ou seu dependente estiver em estágio terminal, em razão de doença grave;
Quando a conta permanecer sem depósito por 3 anos ininterruptos cujo afastamento tenha ocorrido até 13/07/90, inclusive;
Quando o trabalhador permanecer por 03 (três) anos ininterruptos fora do regime do FGTS, cujo afastamento tenha ocorrido a partir de 14/07/90, inclusive, podendo o saque, neste caso, ser efetuado a partir do mês de aniversário do titular da conta;
Na amortização, liquidação de saldo devedor e pagamento de parte das prestações adquiridas em sistemas imobiliários de consórcio;
Para aquisição de moradia própria, liquidação ou amortização de dívida ou pagamento de parte das prestações de financiamento habitacional.

E se você tem mais alguma dúvida, vá até uma agência da Caixa Econômica Federal e informe-se. FGTS – um direito de todos!

Leia Também: :


1 comentários:

samuel alves de souza disse...

ver saldo da conta da caixa federal do Brasil

Postar um comentário

Rafael Zucco
, 28 anos, Palmeirense, Guarulhense e Boa Gente, escreve Profissionalmente em Blogs desde 2008 e gosta de jogar Poker nas horas vagas.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Blog de Frases 2015: Facebook Copyright © 2010 Blog de Frases e Depoimentos para Orkut Blog de Frases e Dicas 2011 Rafael Zucco